Uma Saída entre a Razão e a Emoção

razaoxemocao

Caminhos para Razão e Emoção

Acho que todos aqueles que já amaram algum dia, se colocaram em uma situação onde o “coração” dizia para você fazer algo, mas a sua “cabeça” não deixava e vice-versa. Pois é! Essa é uma situação cotidiana na vida das pessoas, mas que normalmente causa um distúrbio muito grande em alguns momentos.

Quando você está sozinho, você consegue enxergar coisas que você não vê, quando sofre a influência de outra pessoa/situação. Quer tomar uma decisão? Isole-se. Fique trancado em seu mundo, por mais que seja mais doloroso ou sombrio. Só no silêncio dos seus pensamentos você consegue ver o que realmente lhe interessa. As vezes, a resposta está na sua cara, mas as interferências do mundo exterior, acabam piorando a “qualidade do sinal” e você fica sem saber o que fazer.

A emoção segundo a razão é um motivo idiota pelo qual você faz algo cegamente. E acredita que aquilo seja a melhor coisa no momento. Esquece o futuro, as coisas que estão à sua volta, esquece o que aconteceu e só pensa no aqui e no agora. Já a Razão segundo a emoção é um momento de escolha mais forte, onde você toma um posicionamento coerente e se permite enxergar além do que se está vivendo.

Razão é a capacidade de resolver alguma coisa, através do raciocínio lógico. Raciocinar. Deduzir. É mais pura forma de pensamento coerente. Ou seja, o racional não toma decisões por impulso ou por emoções. O Racional, simplesmente, pensa e visualiza uma solução.

Emoção é uma experiência subjetiva, associada ao temperamento, personalidade e motivação. Ou seja, sofre influências do mundo exterior, das pessoas e das situações. Pessoas que lidam diretamente com a Emoção tendem a pensar em como seria, caso não fizesse ou perdesse, não pensam em qual seria o resultado ou como lidar com a situação.

Conheço racionais, conheço emotivos/emocionais… Não existe uma escolha certa e talvez não exista uma escolha. A questão é que você escolhe o que lhe é cabível naquele momento. Eu, por exemplo, sou um meio termo (mais caído para o lado da emoção rs) em alguns aspectos. Se eu tivesse que definir ou se existisse uma fórmula para essa equação, talvez fosse:

VC = R/E

Deu para compreender? Você sempre fica dividido entre as duas opções e talvez uma escolha seja necessária, mas isso é assunto para outrora. Fiquemos aqui com uma pergunta:

razao_emocao

 

Vale a pena se entregar as loucuras da Emoção ou ser sensato e sem decepções com a Razão ao seu lado? Ou, quem sabe, valha a pena ter as duas de mãos dadas e ser um louco sensato.

 

See you!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s