Filosofia Surreal: Da Sombra à Loucura de um gênio chamado Dali

UWP_20140803_15_30_56_Proma breve experiência na exposição de Salvador Dali e pude ver como esse gênio nos deu um sopro de inteligência e diferenciação, num mundo onde tudo estava igual. Com a aurora do Renascimento e o surrealismo em ascensão, ele fez o que muitos temeriam em fazer. Descreveu o mundo onde o subconsciente, os sonhos e a maneira de ver o mundo distorcido e “intocável” era o foco. Admito que fiquei encantado por um quadro em especial. Um que retratava uma espécie de ser angelical entregando algo à um pescador. A paisagem, a profundidade bem definida, todas as cores em harmonia e um jogo de luzes e sombras absurdamente impressionante. Dali não seguiu um padrão ou deixou se levar pelas tendências. Ele buscou, criou e foi além.

O que tem de louco em ser gênio e o que tem gênio em ser louco? Essa é uma questão que vai além de gerações. Essa confusão de genialidade com loucura é muito comum. Hitler era um gênio dominador da comunicação ou era um louco que usou seu dom à favor de fascismo controverso, e com sua inteligência tentou segregar o povo? Einstein foi um gênio, mas quem disse que não foi chamado de louco? Certas perguntas não tem respostas ou, simplesmente, não devem ser respondidas. Dependendo da ótica, soa melhor para um, do que para o outro.

 

A grande verdade é que a loucura e a genialidade andam lado a lado e não se separam. Talvez uma precise da outra ou uma não exista sem a outra.WP_20140803_16_47_39_Pro A certeza que tive é que sem gênios como Dali, o mundo que conhecemos não teria a menor graça. E sem as loucuras que ele via e representava em suas telas o mundo seria retilíneo e chato. A genialidade dos traços fazem com que as pinturas não tenham o menor sentido, mas ao mesmo tempo façam todo. Elas te obrigam a ir além do normal. Funciona como o trabalho de um psicólogo em entender o universo da mente do ser humano.

 

Eu só tenho a agradecer à Salvador Dali por essa aula de surrealismo e esse “tapa na cara” da mesmice, que assombra o mundo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s