Passado, Presente e Futuro

E, hoje, vou abordar um dos assuntos mais difíceis para mim. Acho que pela dificuldade de lidar com o assunto, demorei um pouco a escrever sobre tal tema, mas vamos lá! Que venha o tal do “tempo”.dizquesim

Comecemos pelo passado, passaremos pelo presente e alcançaremos o futuro. Reparem que os dois primeiros, as letras iniciais são iguais. Porque será? Coincidência? Talvez. Mas para mim, o passado diz muito a respeito do presente. Afinal, somos quem somos, porque tivemos um passado. Dessa forma, surgem os títulos (Sir., Lorde, Doutor…). Mas nem só de coisas boas o passado é feito. Nele estão nossas merdas, nossas decepções, nossos ex amores (ou eternos), entre outras coisas que acrescentam ou diminuem o status de alguém. A minha grande dificuldade é conseguir julgar alguém, somente, pelo que ela é, esquecendo o que ela foi. Sim, eu assumo, tenho uma tremenda dificuldade, e isso me faz ser uma pessoa questionadora. Gosto de saber do passado, saber dos motivos… Coisas bobas que pra mim possam parecer meras informações, para outros são assuntos intocáveis que só desrespeitam a eles mesmos. Eu trato o passado com tanta naturalidade que não vejo problema algum em falar sobre ele. Mas compreendamos os outros também. Ninguém nasceu igual.

Passado o passado (rs), chegamos ao presente. Presente é tudo que é agora. O momento, a situação, a relação… OH, coisa boa! Quem não gosta de viver cada minuto como se fosse o último? Então, sobre ele não temos muito o que falar. Simplesmente, viva e o presente se tornará passado sem que você sinta. Mas reparam uma coisa? O seu passado foi seu presente um dia. Logo, por mais que você negue, você já viveu aquilo um dia e por mais que se arrependa (ou não), aquela foi sua realidade e você gostava dela. Lógico, que para toda regra, há sua exceção. Daí é que surge a minha grande dificuldade. Eu não acredito em mudanças e como já diria o Dr. House: Todos mentem. Você vive uma realidade hoje, diferente daquela que você vivia há um tempo atrás, mas será que essa sua nova realidade teria sido a mesma se a sua história tivesse sido diferente? Será que você iria mudar? Será que você pensaria a mesma coisa ou continuaria levando a mesma vida?

O presente não se faz com o passado, mas o passado se faz com o presente.

E o futuro é tudo aquilo que estar por vir: seus desejos, sonhos… E aí, volto a minha problemática anterior (Oh! Hômi para arrumar problema, sô! rs). Quando seu passado era seu presente, você desejava que seu futuro fosse exatamente como ele é no presente? Pois é. Muita gente não. Às vezes algo ou alguém consegue mudar toda a história de uma pessoa e tudo que sempre almejamos, some. Um dia, seu futuro virará presente e seu presente será seu passado. Será que você poderá falar que viveu tudo que tinha para viver e não se arrepende de nada? Muita gente se arrepende! Mas se arrepende mesmo? Eu, por exemplo, me arrependo de muitas coisas que fiz, muitas besteiras que cometi e muitos momentos que “deixei de viver”.

No meu passado você encontra família, merdas, viagens, amigos, ex-namoradas, pessoas que amei e que já se foram, ensinamentos, você encontra vida. Se me arrependo de algo? Sim, acho que todos nós temos algo que nos faz pensar que poderíamos ter feito diferente. No meu presente você encontra meus amigos (muitos diferentes dos anteriores), minha família, namorada, viagens, ensinamentos, vida… É, não mudou tanto! Mas para o meu futuro eu espero que muita coisa mude! Quero uma noiva/esposa, quero cachorros, quero filhos, quero minha casa, meu carro… Quero minha família, amigos, quero viver!

Então, vamos viver! Presente, passado e futuro são nomenclaturas que criaram para definir sua vida. Não as leve tão a sério! Ninguém é bom o suficiente para ter um passado perfeito, para ter um presente invejável e um futuro brilhante, mas todos somos fortes o suficiente para mudar algo que nos arrependamos, aprender novas coisas, viver o agora, desejar o futuro, mas deixar que a vida lhe mostre um caminho bom e seguro de chegar ao fim dela, podendo dizer que no seu passado você tem tudo aquilo que sempre quis viver.

Ame mais a sua vida. Ame o seu tempo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s