O Lado Oculto do Folclore Brasileiro

Hoje, abordaremos o tema do primeiro Ressacast de todos os tempos! O tal do Folclore Brasileiro, suas lendas, mitos… enfim, uma

O curupira é uma entidade das matas que protege e preserva o meio ambiente.

O curupira é uma entidade das matas que protege e preserva o meio ambiente.

mistura de cultura, costumes, dança e tudo mais. Embarquem conosco nessa nova aventura e entenda um pouco do que essa infinidade de imaginação guarda para você!

Acredite, não sou um cara cético, mas também não saio acreditando em tudo que vejo, ouço ou me contam. Curto um papo “sobrenatural” e me identifico com o tema, mas com toda certeza, tudo precisa ser confirmado, validado e ter um embasamento para se tornar verdade. O Folclore, do Inglês “Folk” mais a continuação “Lore” tem o seu significado bem descrito em “povo” e “cultura” ou “cultura do povo”. Quando menino, ouvia uma música no colégio que era mais ou menos assim:

“Você sabe o que é Folclore?

Vou te dar explicação.

É tudo aqui que vem do Povo

Que nasce livre no coração.”

Do Saci Pererê ao Curupira, da Mula-sem-cabeça ao Negrinho do Pastoreiro, o Folclore se fez no Brasil. Também pudera! Esse país rico em diversidade cultural, matas e povos antigos não poderia ficar sem uma vasta crendice popular. O Folclore no Brasil é tão rico, quanto a cultura de países de maior expressão, como Índia, China, ou qualquer outra. O Brasil sempre se destacou por ser um país acolhedor e por isso, teve em suas raízes diversos povos, o que fez com que uma diversidade cultural nascesse e prosperasse em território nacional.

Das principais lendas folclóricas, temos como destaque o Saci e o Curupira, além do Boto, da Mula e do Negrinho que são bem difundidas. Contudo, as duas primeiras tem forte apelo em quase todo território nacional. Mas nem tudo são flores e o folclore esconde seus mistérios. Um bom exemplo é o Saci, que dizem por aí que é uma entidade espírita. Além disso, o Negrinho do Pastoreiro também anda por essas bandas… O Curupira, que é um ser que vem da mata e a protege, pode ser considera uma entidade da mata, certo? O universo folclórico brasileiro é tão rico, que merecia um post e um Ressacast sobre ele. Afinal, já foi até enredo de escola de samba, o que mostra a forte influência das religiões afrodescendentes na cultura brasileira e no Folclore. Temos a Iara ou mãe d’aguá que vive nas cachoeiras se olhando ao espelho… A mula-sem-cabeça não tem essa referência, entretanto, é um ser um tanto quanto assustador, já que é um cavalo sem cabeça, que cospe fogo. Além de outras tantas que mostram um lado diferente, como o Boto que seduzia as mulheres.

De toda forma, temos que agradecer ao Brasil por termos essa vastidão de cultura espalhada por todo território e por podermos

Saci Pererê, lenda brasileira de maior alcance em território nacional.

Saci Pererê, lenda brasileira de maior alcance em território nacional.

desfrutar de todo esse acervo histórico-cultural, que nos cerca e nos enche de orgulho, mistério e curiosidade.

“Olha só quem vem lá! É o Saci Pererê!”

já ouviram nosso primeiro Ressacast? Para baixá-lo ou ouvi-lo, basta acessar a página oficial do Ressacast 01 – O Lado Oculto do Folclore Brasileiro.

Anúncios

4 comentários sobre “O Lado Oculto do Folclore Brasileiro

  1. Pingback: Ressacast 01: O Lado Oculto do Folclore Brasileiro | Ressaca Filosófica

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s