Narcos: Ao pó retornaremos

Estreia Narcos - Netflix

Estreia Narcos – Netflix

O dia 2 de setembro de 2016 marcará o retorno de Narcos, uma das grandes de séries da Netflix. Nós aqui do Ressaca já aguardamos ansiosamente e estamos envolvidos pela primeira temporada e pela atuação do nosso Wagner Moura.

Bom, para falarmos da segunda temporada de Narcos teremos que, obrigatoriamente, falar um pouco sobre a primeira. Narcos foi uma série lançada pela Netflix em 2015 e que alcançou sucesso mundial, principalmente no Brasil, por estrelar Wagner Moura no papel principal e que, entre críticas positivas e negativas pelo seu papel interpretando Pablo Escobar (e pelo seu espanhol), vai se consolidando como o grande nome brasileiro no atual cenário de filmes e séries.

Mais que uma série, Narcos se tornou um documentário fidedigno da história recente do narcotráfico na América Latina, que chegou ao Norte do Continente.

Mas o que esperar de Narcos? Narcos é uma série espetacular, mas que deixou uma impressão de falta de confiança em si. A história de Pablo Escobar é muito grande para ser contada em apenas 2 temporadas com média de 45 minutos por episódio. Tudo na primeira temporada aconteceu rápido demais e passou a impressão que o Padilha tinha pressa em mostrar o desfecho da história do Patrón, desde sua ascensão como contrabandista, passando pelo narcotráfico e fechando como o rei do narcotráfico no mundo, até sua ‘prisão’, fuga e por fim morte.

A série deixou a impressão que se dependesse de Padilha tudo seria resolvido ali, naquela primeira temporada, o que não seria ruim, mas deixaria muita gente órfã de um produção que tinha grande potencial. Narcos não acreditou em si mesma, Wagner Moura em Narcose por causa disso poderá pagar esse preço na segunda temporada. Mas porque esta opinião? A ordem cronológica entre a invasão da polícia à prisão onde Escobar estava, sua fuga e sua morte é de pouco mais de um ano. Então fica a pergunta: Padilha, que suprimiu a história de ascensão de Escobar até sua queda na prisão em uma temporada,
conseguirá tapar os ‘furos’ de uma temporada que foi bastante apressada em uma segunda temporada que terá que ir em marcha lenta até o fim?

Veja bem, essa é uma critica construtiva à série, mas muito pelo contrário, seu elenco, produção, ambientação, etc, tudo na série é ótimo! Mas ficamos com aquela sensação de que a série poderia ter ido mais devagar e ter entrado mais a fundo em uma história que teve um roteiro escrito em um passado não muito distante. Tirando como exemplo a série da televisão Colombiana, ‘Escobar, el patron del mal’ (Escobar, o Senhor do Tráfico no Brasil), que teve 73 episódios com média de 40 minutos cada, vê-se por aí que a história de Escobar é grandiosa e bem maior do que Narcos quis mostrar!

Mas o que podemos esperar desta segunda temporada?

narcos-wagner-moura

Wagner Moura em Narcos, 2015 – NETFLIX

Sinceramente, pouco se fala em relação a abordagem que a série irá tomar, tirar alguma informação dos atores, produtores e da própria Netflix é algo difícil e pouco se sabe do que realmente irá acontecer nesta temporada. Algo que pode-se dizer com 99,9% de certeza é que Escobar irá morrer nesta temporada, não, isso não é spoiler, é fato que Padilha não conseguiria estender a vida de Escobar para uma possível terceira temporada, mesmo que a chance de haver uma terceira temporada esteja praticamente descartada. A pergunta que fica é se Padilha conseguirá cobrir um primeira temporada bem apressada e apresentar algo no nível dela para uma segunda parte grandiosa, ou a série seguirá em ritmo lento até o seu fim.

 

Podemos dizer também é que independente de um final épico ou desastroso nesta segunda temporada, Narcos já entrou para a história como uma produção grandiosa, mas que poderá ficar marcada positivamente ou negativamente por sua falta de ambição ao decidir não se aprofundar em uma das histórias reais mais espetaculares do nosso passado recente. E, independente do que aconteça, Wagner Moura e sua atuação impecável (pelo menos para nós brasileiros) como Pablo Escobar deixará saudades em breve. Enquanto não sabemos o que acontecerá nos resta esperar e torcer para Padilha entregar algo ao nível do que foi a primeira temporada.

Não se esqueça de marcar na sua agenda: dia 02 de setembro, à partir das 4h a segunda temporada completa de Narcos estará disponível na Netflix!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s