Tragédias Anunciadas: Filmes que viram realidade…ou não!

w0gzm9Coincidência ou não, os filmes com futuro distópicos estão ligados ao momento da sociedade atual. Com alguns filmes lançados, como Divergente, O Doador de Memórias, Maze Runner, entre outros. Fica evidente o receio da sociedade (ou dos diretores rs) com o fim da vida como vivemos hoje.Uma característica da distopia é mostrar ao extremo características negativas da sociedade em que vivemos. Nos filmes que citei, os autores estão mostrando que na sociedade cada um tem um papel/ função e que de maneira nenhuma podem ser diferentes do que foi definido. Se pararmos para pensar e ligar com o momento que vivemos hoje, podemos considerar estes filmes como avisos que nos dizem que para sobressairmos na sociedade temos que perder nosso medo das regras e ir em frente.

Engraçado que lembrando de alguns filmes do passado, a ideia era bem diferente. Em 9-fatos-que-voce-nao-sabia-01filmes como O Exterminador do Futuro, nosso mundo vivia empolgado com a evolução das máquinas e logo veio o medo de que um dia estas  mesmas máquinas  pudessem alcançar um ponto de evolução tão avançado que nos colonizariam. Décadas se passaram e isso não aconteceu, como nos filmes. Mas podemos dizer que sim, somos dominados por máquinas de menor tamanho: gadgets. De certa forma somos reféns delas!

Já em outros filmes, mostramos a nossa sociedade lutando por recursos, como a busca por óleo em Mad Max, onde lutas eram travadas constantemente em busca do tão precioso combustível. mad_max_2_end_road_war3Aí, você pára e pensa: e estas guerras que que estão acontecendo, na sua grande maioria no Oriente Médio, e que todos os dias observamos noticias na TV?Elas são fruto não somente da intolerância religiosa, que na minha opinião, é apenas disfarce para o grande motivo destas disputas que é o petróleo daquela região.

Também tivemos oportunidades de assistir outro clássico do cinema: Waterwolrd. 5_madmaxUm filme que mostra o planeta terra tomado pelas águas por consequência dos derretimentos das calotas polares. Todos conhecemos os impactos de tudo que produzimos e que interferem diretamente a natureza. Se nada for feito, mais uma vez teremos um filme com futuro distópico se tornando realidade. Aguardemos!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s