Diretores que você precisa conhecer | David Fincher

david-fincher

David Fincher: A Ressurreição

David Andrew Leo Fincher ou simplesmente David Fincher. Aclamado e polêmico diretor norte americano que hoje iremos dedicar um post interior sobre a sua obra. Que para muitos (inclusive eu) seria um dos maiores diretores e produtores de Hollywood.

Nascido em Denver (Colocarado) em 1962, estreou no cinema de longa metragem com nada mais nada menos que a sequência do já aclamado Alien. Fincher dirigiu a terceira sequência do longa, infelizmente o filme não se saiu tão bem na bilheteria quanto os seus antecessores e amargou avaliações de regular à bom e junto de Alien: A Ressurreição (quarto filme da série) é o filme da série com as piores avaliações entre a crítica especializada.

Poster do Filme de David Fincher: Seven

Poster do Filme de David Fincher: Seven

Em 1995 Fincher lança Seven. Seria o começo de uma parceria com Brad Pitt. O filme foi amplamente aclamado pela crítica e pelo público em geral e até hoje figura entre os melhores filmes de todos os tempos. A verdade que Seven deu a Fincher a fama que ele tanto desejava e, com certeza, foi o divisor de águas na carreira do diretor, graças ao queridinho na época (e até hoje, né?), Brad Pitt, e claro, também a sua direção impecável, com destaques para Kevin Spacey fazendo um vilão sem igual e a Morgan Freeman como parceiro de Pitt nas investigações. O filme realmente não deixou nada a desejar e merece até hoje ser revisto.

A primeira regra do Clube…

Poster do Filme de David Fincher: Clube da Luta

Poster do Filme de David Fincher: Clube da Luta

Antes de Clube da Luta tivemos Vidas em Jogos, mas vamos deixar isso de lado e pular logo para o que interessa? O que pra mim não só é o melhor filme de Fincher, como também um dos melhores que já assisti.

Até hoje, se tem um filme que faço questão de ver pelo menos uma vez por ano é esse. É impressionante como esse filme envelhece bem. Cada vez que você assiste você tem uma visão diferente dos fatos. O filme é um soco na cara da sociedade capitalista, dos padrões de beleza, dos esteriótipos de uma sociedade controlada pelo consumo desenfreado de coisas que as pessoas compram, mas que não precisam. Clube da Luta é mais que um filme, é uma religião, uma filosofia, Clube da Luta é um choque de realidade que todos precisam ter um dia na vida. Enganou-se quem pensou que o filme era simplesmente pessoas descarregando suas raivas e frustrações no porão de um bar. Clube da Luta é uma essência que deve ser vista e revista e colocou Fincher no topo. E não devemos esquecer das atuações impecáveis de Edward Norton e Brad Pitt.

Quarto do Pânico e Zodíaco

Entre 2002 e 2007 Fincher dirige respectivamente Quarto do Pânico e Zodíaco, ambos tiveram boa recepção por parte do público e da crítica. Zodíaco foi um dos filmes de 2007 que figuraram entre a lista de principais filmes do ano na mídia especializada. Sendo sucesso de crítica e bilheteria.

21 Indicações ao Oscar em 2 anos

Poster do Filme de David Fincher: A Rede Social

Poster do Filme de David Fincher: A Rede Social

Foi com O Curioso Caso de Benjamin Button, outra parceria de Fincher com Pitt que Fincher emplacou 13 indicações ao Oscar daquele ano, feito para poucos, ficando em segundo lugar na história junto de outros filmes com maior número de indicações de todos os tempos. O filme é brilhante do início ao fim, ou seria do fim ao início (quem viu o filme vai entender). Em 2010, Fincher lança A Rede Social, filme que conta a trajetória de Mark Zuckerberg, o criador do Facebook, desde da criação da Rede Social e toda polêmica envolvendo ações judicias, brigas internas e o auge da rede. O filme recebeu 8 indicações ao Oscar e venceu 3 delas.

Poster do filme de David Fincher: Garota Exemplar

Poster do filme de David Fincher: Garota Exemplar

Millennium: Os Homens que Não Amavam as Mulheres, de 2011 e Garota Exemplar, de 2014. Ambos muito bem recebidos pela crítica e pela bilheteria, mostrando que Fincher após conseguir notória fama conseguiu sempre se manter no topo. Ambos os filmes são recomendados para se assistir, principalmente Garota Exemplar, que foi um grande destaque daquele ano e uma grata surpresa com ótima atuação de Ben Affleck.

Dias Atuais

Rumores ligam Fincher a Direção de Guerra Mundial Z Parte 2, fora esse longa, Fincher está dedicado a direção e produção da série House of Cards da NetFlix. Esperamos vida longa a Fincher e que o diretor possa nos presentear com filmes tão incríveis quanto fez no passado.

E não perca o próximo post do Ressaca dedicado aos diretores que marcaram nossas vidas, falaremos do grande Francis Ford Coppola.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s