Stranger Things | Nostalgia à vista ou vislumbre do Futuro?

Cena de Stranger Things

Cena de Stranger Things

Stranger Things trouxe uma nostalgia para os  mais antigos e uma “novidade” para os a geração Y ou Z. A série, com todo seu ar nostálgico (80’s), atraiu os olhares de quem viveu na década onde filmes como Goonies e Conta Comigo (clássicos da sessão da tarde) eram novidade. Além dos filmes, o modelo de RPG Dungeons & Dragons, sucesso daquela época (e de todas as outras! \m/ ) tem associações diretas durante toda a série. Que, aliás, era jogado pelas crianças do Filme ET, de Spielber.

Escrita pelos irmão Duffer, Stranger Things conta com muitas referências. Começando pela abertura da série, com uma clara alusão à Stephen King, um dos escritores favoritos dos dois irmãos. Toda a maneira como a arte gráfica representa o titulo da série é basicamente a mesma representada nos livros de King. E quando

somada à uma trilha “sombria” de John Carpenter, outra referência de filmes de terror/ficção, nós somos jogados em uma atmosfera apavorante. Há bastante tempo, John Carpenter é um grande ícone neste tipo de categoria cinematográfica. Tá certo que a maioria dos filmes em que produziu trilha sonora, não foram grandes sucessos de bilheteria e boa parte deles foram até considerados fracassos, mas não vem ao caso no momento.

Cena de Stranger Things

Cena de Stranger Things

Assim como as histórias de Stephen King, Stranger Things conta com um toque de terror, que em suas obras prendem a atenção dos leitores e espectadores em busca de uma solução para aquilo que estão acompanhando. Remete muito à alguns episódios

de Arquivo X, que tinham fatos sobrenaturais quase inexplicáveis pela ciência. Algumas curiosidades devem ser discutidas aqui:

A série se passa na década de 80, como já foi dito no começo do do post. E o que era vivido nesta época? Você que é bom de história deve ter percebido isso logo quando assistiu, neste período era vivido a Guerra Fria. Tá! E o que isso tem haver com a série?! Então… Ah! Teremos Spoilers a partir de agora!

Spoilers! Spoilers! Spoilers! Spoilers! Spoilers! Spoilers! Spoilers!

Para você que assistiu a série… Você se lembra de onde tudo começou? Sim, naquela usina administrada pelo Governo Americano. Lembrou agora? Pois bem, lá eram feitas pesquisas que seriam usadas como armas contra a União Soviética. É só lembrar do russo dentro daquele “universo paralelo” mostrado no começo da série. Estas armas seriam  usadas em uma guerra psicológica, como dizem os conspiradores de plantão e

Cena de Stranger Things

Cena de Stranger Things

estavam sendo desenvolvidas no Projeto Montauk, que é a mesma pesquisa em que a série gira em torno e que, por sinal, este seria o nome original da série. Mas como o nome não seria NADA comercial, acabamos conhecendo a série como Stranger Things (bem melhor rs).

No projeto, era utilizado a câmara de privação e um outro experimento que traduzido para o português dizia “O olho que tudo vê” (Seria referência ao Velozes E Furiosos, com o God’s Eye da Ramsey?), no qual uma pessoa conseguia se conectar mentalmente a outra pessoa e enxergar o mesmo que ela. Em outro conto, durante um experimento, um monstro vindo de outra dimensão foi solto e daí a explicação para o que vimos na série. Este monstro habitaria o mundo invertido, que é uma dimensão aberta através de um portal e que, a partir deste, o monstro veio.

Em uma das cenas, o professor dos garotos explica de uma forma bem simples como funciona a teoria da pulga e do acrobata (parece mentira, mas é serio isso. rs). Nesta explicação, ele diz que existem 4 dimensões no mundo em que vivemos, mas só conseguimos enxergar duas e que as outras duas fazem parte do mundo invertido. What?! Quando você se aprofunda mais na série, consegue

Cena de Stranger Things

Cena de Stranger Things

ver que ela vai além de algumas horas divididas em 8 episódios, ela possui referências do mundo cinematográfico,  da Física e da História.

É! Realmente, muito louco. E esta é só a primeira temporada, vamos ver o que virá na próxima temporada, que será lançada em Outubro e que já conta com um trailer que de tão importante foi lançado no intervalo do Super Bowl.

Algumas perguntas ficaram no ar.

  • A Eleven, era mesmo o monstro e por isso sabia de tudo o que o monstro sabia? Falo isso por que ela lembrou da Bárbara, quando viu sua foto em um porta-retratos no quarto da Nancy.
  • O mundo invertido seria o futuro? Lembra que no mundo invertido a cidade possuía prédios e quando queimaram o monstro dentro de casa as marcas apareceram na mesma hora no mundo invertido?

E se você leu mesmo sem ter assistido, assista! Certamente é uma das melhores séries dos últimos anos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s