Fragmentado | O Retorno de M. Night Shyamalan

O Diretor do Filme Fragmentado: Shyamalan

O Diretor do Filme Fragmentado: M. Night Shyamalan

Fui ver o tão aclamado filme Fragmentado do badalado diretor Shyamalan. Sim, ele está de volta e com GRANDE produção. Confira tudo que captamos e sabemos sobre o novo filme do diretor de Sinais, O Último Mestre do Ad, entre outros.

Ops! Eu ia esquecendo que Shyamalan foi o Diretor que escolheram como substituto de Spielberg. Que responsa! Shyamalan sempre teve Spielberg como ídolo (Quem não, né?). Eu não podia deixar de falar do Diretor do filme, antes de criticá-lo, já que é um

Poster de Fragmentado com James McAvoy

Poster de Fragmentado com James McAvoy

grande Diretor! Quem sabe ele entre na lista do Grandão de “Diretores que você precisa conhecer”? Contudo, Shyamalan dirigiu mais 3 filmes que vocês precisam saber: Sinais, O Sexto Sentido e Corpo Fechado. Sobretudo, esse último eu preciso que decorem, ok?

Vamos ao Filme!

O filme Fragmentado conta a história de um jovem chamado Kevin que sofre de TDI (Transtorno Dissociativo de Identidade). Ele tem 23 personalidades diferentes dentro de si e cada uma delas tem suas peculiaridades e diferenças (Doenças, modos, manias,

Kevin e suas Identidades do Filme Fragmentado

Kevin e suas Identidades do Filme Fragmentado

etc). O momento do filme se dá em meio ao surgimento de uma 24ª personalidade conhecida como a Fera, que segundo a Psicóloga (Dr. Karen Fletcher) a quem Kevin se reporta, é uma ilusão da cabeça dele.

A narrativa começa com o sequestro de três adolescentes feito por uma das personalidades de Kevin, o Dennis. Ele leva as garotas para um quarto e escolhe uma delas para que ela dance para ele, enquanto ela está indo, recebe uma preciosas dica de uma das três adolescentes chamada Casey Cook, interpretada pela maravilhosa Anya Taylor-Joy. Que interpretação! Aliás, eu já comentei em Ressacasts que acho o James McAvoy um dos melhores atores dessa nova geração. As duas meninas mais patricinhas querem fugir e a outra menina, Casey, tenta pensar em algo para que consiga fugir.

Esta aí a trama! Elas tentando fugir e conhecendo as personalidades (ou seriam Identidades?) de Kevin, que nunca é citado no filme. No final, descobrimos que a última aparição do “dono do corpo”, acho que podemos chamar assim, foi em 2014. Depois disso, só as identidades tomavam conta. A Psicóloga tentava provar que eram mais que personalidades e se tornavam identidades. Que o corpo assumia todas as condições daquela identidade. Sejam elas: ser mais forte, mais fraco, usar óculos, ter alguma doença, se criança, etc.

A Fera: 24ª Personalidade de Kevin (Fragmentado)

A Fera: 24ª Personalidade de Kevin (Fragmentado)

Sério, que atuação do James! Ele consegue mudar a expressão facial dele e você consegue identificar qual das personagens é, no momento em que ele muda. Nossa! Merece um Oscar, esse rapaz! Tragam 2 na verdade, já que Shyamalan se superou nessa criação. Contudo, fica aqui minha crítica aos clichês de filmes de suspense e sustos óbvios, além de atitudes pouco instintivas de sobrevivência, tudo isso para que o filme durasse as duas horas. Mas são pequenos pontos e não devemos levar isso à mal.

Voltando ao filme, mais especificamente ao final dele, temos a chegada da Fera, onde são oferecidas três jovens impuras. por Mr. Dennis e Patricia (Outra identidade de Kevin). Só um Spin off aqui: uma das personalidades se chama Hedwig e é uma criança de 9 anos bem divertida (rs), mas é ela quem dá acesso à Luz aos personagens que haviam sido banidos: Dennis e Patricia. A Luz é meio que o lugar onde eles esperam sentados (todas as identidades) para assumir o corpo do Kevin. Eles se conhecem e se falam.
Que trama Amigos!

Ao final, a Fera nasce e vai atrás das jovens. As duas patricinhas morrem e resta apenas a Casey, que agora tem seu passado revelado e fora abusada por seu tio desde pequena. Ela consegue escapar e num último suspiro antes de morrer, a Sra Fletcher deixa o nome completo de Kevin escrito em um papel. Ela havia comentado em uma das consultas que a única maneira de controlar todas as personalidades é falar seu nome todo. O que faria com que ele se lembrasse do momento exato da criação da sua

Hedwig: Personalidade de Kevin no filme Fragmentado

Hedwig: Personalidade de Kevin no filme Fragmentado

primeira identidade e ele se lembraria quem ele era. Casey fala o seu nome completo Kevin “Wendell” Crumb e ele volta a ser quem era, desde 2014, última vez que ele se apoderou do próprio corpo. Ufa! Mas isso é filme de suspense e tinha que ter algo a mais. As personalidades voltam uma a uma, até a Fera voltar. Lá vamos nós novamente! Casey foge e fica encurralada. Ela dá dois tiros na fera, que aguenta  e descobre que ela era diferente das outras duas meninas, que já estavam mortas.

Um Guardião do Zoológico chega e tudo vai voltando ao normal. A Besta fugiu e a teoria da Sra. Fletcher estava certa. As identidades assumem temporariamente o corpo, fazendo com que ele adquira condições especiais.

Como todo bom filme do Shyamalan, uma reviravolta só para fechar. Ao final do filme, o caso é relatado na TV e jovens estão comentando numa lanchonete sobre o caso, lembrando que se parecia com o caso de 15 anos atrás, mas não lembravam do nome do personagem e, de repente, uma voz soa na lanchonete “Mr. Glass”. E não é nada mais,

Poster do Filme Fragmentado

Poster do Filme Fragmentado

nada menos, que Bruce Willis com um uniforme escrito “Dunn”. Lembram que eu havia pedido para que não esquecessem de Corpo Fechado? Quem Lembra o nome do papel de Bruce em Corpo Fechado? David Dunn! É isso mesmo! Estamos no meio do Shyamalaniverse! Um universo que interliga os filmes do Diretor! Sensacional, não? Afinal, em Corpo Fechado, Dunn era uma espécie de Super Herói, que é invulnerável por causa de sua mente e Mr. Glass sofre com qualquer coisa. Que perfeito! Fechado com chave de ouro e Oscar! rs

Brincadeiras à parte, o filme é muito bom e vale o ingresso! Mais uma coisinha: O Pôster de Fragmentado lembra MUITO o de Corpo Fechado, não?

#pas

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s