Qual é o significado da palavra herói? 

paladino

Paladino

Qual é o significado da palavra herói?
Na teoria, Herói é aquele que reúne atributos necessários para superar de forma excepcional um determinado problema de dimensão épica.Na mitologia grega temos Hercules, filho de Zeus com a mortal Alcmena. Hércules ficou conhecido por seus doze trabalhos que na qual teve que fazer para se redimir do que tinha feito. Enquanto Teseu, personagem da mitologia grega cujos atos heróicos foram inspirados pelo desejo de ser tão conhecido e admirado quanto seu ídolo Hércules, foi um grande herói, mas não tão reconhecido quanto seu ídolo.

hercules

Hércules

Temos também Martin Luther King que lutou por direitos iguais aos negros numa época em que o racismo era bem explicito. Ele ficou conhecido pelo seu grande discurso chamado “I Have a Dream” (Eu tenho um Sonho). Discurso que ficou marcado pela sua coragem ao realizar esse feito. Falando sobre os direitos aos negros, temos Nelson Mandela, que lutou contra o regime do sistema do apartheid no seu país, mesmo preso conseguia enviar cartas para organizar e incentivar a luta pelo fim da segregação do país. No fim quando foi solto se tornou o primeiro presidente negro do país.​

A inspiração heróica surge também de uma necessidade nata de aceitar um desafio que pareça atraente. Uma outra versão de herói que temos são os Paladinos nos RPG’s. A compaixão na busca pelo bem, a vontade de defender a lei e o poder de derrotar o mal e essas são as três armas dos paladinos. Poucos indivíduos têm a pureza e a devoção necessária para seguir a doutrina dos paladinos, mas esses são recompensados com o poder para proteger, curar e destruir o mal. Em um mundo cheio de magos
conspiradores, sacerdotes profanos, dragões sanguinários e demônios infernais, o paladino é a última esperança que não pode ser extinta. Eles encaram suas aventuras seriamente e costumam chama-las de missões. Mesmo a missão mais trivial é, no coração de um paladino, um teste pessoal.

Martin Luther King Jr.

Martin Luther King Jr.

Ainda assim, eles se sentem genuinamente realizados quando lideram campanhas contra o mal em vez de explorar ruínas antigas. Nos dias de hoje é muito difícil determinar quem são nossos heróis. Claro que aqueles que salvam vidas todos os dias podem ser considerados, mas o respeito por essas pessoas, o mundo está se perdendo. Claro que temos nossa família e nossos amigos, que podem ser também e basta fazermos algo que pode ser simples, mas especial.

O objetivo dos Super-heróis nas historias em quadrinhos é geralmente a defesa do bem, da paz, o combate ao crime, tomando para si a responsabilidade de ser protagonista na luta do bem contra o mal. O Batman é o meu herói favorito em historias em quadrinhos favorito porque, diferente dos outros, ele não possui nenhum poder sobre-humano. Ele utiliza apenas o intelecto, habilidades investigatórias e um físico bem preparado em sua guerra contra o crime. Para alguns ele pode ser considerado um anti-herói por causa do tom escuro de suas historias que para mim combina muito com o estilo de herói que eu gosto de ler.

O mangá Samurai X representa a minha entrada no mundo da literatura japonesa. A historia de Kenshin, que teve seus pais mortos, foi forjada para que ele se tornasse um assassino. Kenshin tem sua importância por mostrar que apesar de ter sido o que foi em seu passado, conseguiu dar volta por cima em sua vida, fazendo ações que o redimem de um passado onde os seus fantasmas o assombravam.

Kenshin

Kenshin

Sou de 1988 o ano do primeiro titulo de Ayrton Senna na Formula 1. E poucas lapsos de memória que eu tenho de minha infância são da sua vitória em 1993, em Interlagos, sendo erguido como um herói pelo povo e a corrida que tirou a sua vida em 1994. Eu não tinha noção do que é perder alguém tão querido. Anos depois, mais velho, eu procurei saber mais sobre sua historia e seus feitos. Assim como todos os seres humanos, ele também tinha defeitos, mas o que me deixava mais orgulhoso era de como era determinado e fazia de tudo para conquistar seus objetivos. E, para mim, seu feito histórico mais sensacional foi a vitória de 1991, onde pilotou com uma marcha. Aquela vitória é marcante pelo motivo dele se sacrificar por seus objetivos. Ele deixou tudo ali, não conseguia sair do carro por causa das dores e no pódio não conseguia levantar o troféu, mas ele lutou tanto por aquele momento, que mesmo assim ele conseguiu.

Ben Affleck como Batman

Ben Affleck como Batman

Na minha vida, tirando algumas pessoas do meu ciclo social, a maioria dos meus exemplos são fictícios ou aqueles que nunca pude conhecer. Falando de família, falo de minha avó. Ela não foi um soldado, mas viveu uma batalha muito grande durante a vida. Se sacrificando para dar educação aos seus filhos, passando por muitas coisas e no fim ainda teve tempo de me educar. Ela não me deixou herança, mas me deixou um bem muito mais precioso que são a educação e a honestidade.

Por David Ferreira e Editado por Vitinhu Costa.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s